Imagem, representação e vias de acesso ao passado
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i9.1218Palavras-chave:
Representação, Pathosformel, Historiografia, ImagensResumo
Esse artigo aborda a questão da relevância das representações, em particular das imagens, para a investigação historiográfica. Indaga também as fontes de poder das representações, sua polissemia e os fundamentos de sua carga emocional. A partir de um estudo de caso, propõe–se observar as possíveis relações entre as mesmas características das representações, que desde sua origem as convertem em importantes manifestações das relações sociais de força, e seu possível uso por parte dos historiadores para aproximar–se das sociedades do passado.
Downloads
Referências
Arfuch, L. (2008). ''Representación''. En Altamirano, C. Términos críticos de sociología de la cultura. Buenos Aires: Paidós.
Bacon, F. (1616). ''Advice to George Villiers''. Works, Londres, 1826, III, 450 y ss.
Bann, S. (1998). ''Face to face with History''. New Literary History, XXIX, 235–46.
Baroni Vannucci, Alessandra (1997). Jan Van Der Straet detto Giovanni Stradano, flandrus pictor et inventor. Milán: Jandi Sapi.
Baudrillard, J. (1978). Cultura y simulacro, Barcelona: Kairos.
Bellonci, M. y Garavaglia N. (1967). L'opera completa del Mantegna, Milán: Rizzoli.
Bucher, B. (1989). Icon and Conquest. A Structural Analysis of the Illustrations of De Bry's Great Voyages. University of Chicago Press: Chicago.
Burke, P. (2001). Eyewitnessing. Cornell: Ithaca.
Burke, P. (2003). ''Images as Evidence in Seventeenth–Century Europe''. Journal of the History of Ideas, Vol. 64 (2), pp. 273–296.
Burucúa, J.E. (2001). Historia, arte cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginzburg, Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Burucúa, J.E. (2006). Historia y Ambivalencia. Buenos Aires: Biblos.
Burucúa, J.E. (2007). ''La noción de alteridad y el caso de la historia de Ulises en el Renacimiento''. Eadem utraque Europa 4–5, pp. 99–202.
Camden, W. (1586). Britannia, Londres.
Chartier, R. (1992). El mundo como representación. Barcelona: Gedisa.
Chartier, R. (2001). Escribir las prácticas. Buenos Aires. Manantial.
Cloppenburg, J. (1620). Le miroir de la cruelle, & horrible tyrannie Espagnole perpetre au Pays Bas, par le tyran Duc de Albe, & aultres comandeurs de par le Roy Philippe le deuxiesme On a adjoinct la deuxiesme partie de les tyrannies commises aux Indes Occidentales par les Espagnols. On verra icy la cruaute plus que inhumaine, comise par les Espagnols, aussi la description de ces terres, peuples et leur nature. Mise en lumiere par un Evesque Bartholome de las Casas, de l'Ordre de S. Dominic. Amsterdam.
Clüveri, Philippi (1616). Germaniae Antiquae libri tres. Opus post omnium curas elaboratissimum, tabulis geographicis, et imaginibus, priscum germanorum cultum moresque referentibus, exornatum. Adjectae sunt Vindelicia et Noricum eiusdem auctoris, Leiden: Ludovico Elzevier.
Cranford, J. (1642). The Tears of Ireland. Wherein is lively presented as in a map a list of the unheard of cruelties and perfidious treacheries of blood thirsty Jesuits and the Popish Faction. Londres.
Daniel, N. (1960). Islam and the West: the Making of an Image. Edimburgo.
De Bry, T. (1590–1634). Grands et Petits Voyages. Frankfurt.
Erasmo (1986) [1530]. ''De bello Turcico''. Weiler (Ed.) Opera omnia. Amsterdam: North–Holland, , 5.3, pp. 50 y ss.
Felibien, Andre (1725). ''Entretien VIII''. Entretiens sur les vies et sur les ouvrages des plus excellens peintres anciens et modernes, 6 Vols., Trevaux, IV, 138–42.
Fleming, Juliet (1997), ''The Renaissance Tattoo''. Anthropology and Aesthetics 31, pp. 34–52.
Gaudio, M. (2008). Engraving the Savage. The New World and Techniques of Civilization, Minneapolis: University of Minnesota Press.
Ginzburg, C. (1999). Mitos, emblemas, indicios. Barcelona, Gedisa.
Ginzburg, C. (2001). Rapporti di forza. Milán: Feltrinelli.
Goffart, Walter (1981). ''Rome, Constantinople, and the Barbarians''. The American Historical Review 86 (2), pp. 275–306.
Gombrich, E.H. (1986). Aby Warburg. An intellectual biography, with a memoir on the history of the library by F. Saxl. Oxford: Phaidon.
Grafton, A. (1995). New Worlds, Ancient Texts. Cambridge, MA, Harvard University Press.
Greenblatt, S. (1988). Shakesperean Negociations. The Circulation of Social Energy in Renaissance England. Oxford: Clarendon.
Greve, Anna (2004), Die Konstruktion Amerikas. Bilderpolitik in den Grands Voyages aus der Werkstatt de Bry. Colonia–Weimar–Viena, Böhlau.
Hall, S. (1977), Representation. Londres: Sage.
Hampton, Timothy (1993), '''Turkish Dogs': Rabelais, Erasmus, and the Rhetoric of Alterity''. Representations 41, pp. 58–82.
Harrison, Charles, y Wood, Paul (2003). Art in Theory, 1900–2000. Oxford: Blackwell.
Hartog, F. (1980). Le miroir d'Hérodote: Essai sur la représentation de l'autre. París.
Jones, W.R. (1971), ''The Image of the Barbarian in Medieval Europe''. Comparative Studies in Society and History 13 (4), pp. 376–407.
Kwiatkowski, N. (2011), ''Identidad y alteridad en las representaciones de los bárbaros en la modernidad temprana'', ponencia aún inédita presentada en el Primer Coloquio Internacional del Centro de Estudios de Religión, Estado y Sociedad (CERES), ''Culturas, diásporas, transnacionalismo'', Buenos Aires, 16, 17 y 18 de agosto de 2011
Kwiatkowski, N. y Burucúa, J.E. (2011). ''Bárbaros, sanguinarios, inhumanos. Las masacres en Irlanda durante el siglo XVII'' y ''El Padre Las Casas, De Bry y la representación de las masacres americanas''. Eadem utraque Europa 10–11.
Las Casas, Bartolomé, y Phillips, J. (1656). The Tears of the Indians. Londres.
Las Casas, Bartolomé, y De Bry, T. (1598). Narratio Regionum Indicarum per Hispanos Quosdam devastarum verissima: prius quidem Episcopum Bartholemaem Casaum, natione Hispanum Hispanice conscripta, & anno 1551. Hispali, hispanice, anno vero hoc 1598. latine excusa. Francoforti, Sumptibus Theodori De Bry & Ioannis Saurii typis.
Lazius, Wolfgang (1561). Chorographia Austriae. Viena.
Marin, L. (1981). Le Portrait du Roi. París: Minuit.
Marin, L. (1984). De la Représentation. París. Seuil–Gallimard.
Marin, L. (1993). Des puvoirs de l'image. París: Seuil.
Marin, L. (1995). To Destroy Painting. Chicago y Londres: Chicago University Press.
MacLean, Gerald (2001). ''Ottomanism before Orientalism? Bishop King Praises Henry Blount, Passenger in the Levant''. En Ivo Kamps y Jyotsna G. Singh (Eds.) Travel Knowledge: European Discoveries in the Early Modern Period, New York: Palgrave.
Michaud, P–A (2003). Aby Warburg and the image in Motion. Nueva York: Zone Books.
Miziolek, J. (2003). Mity, legendy, exempla. Varsovia: Universidad de Varsovia, Instituto de Arqueología.
Munster, Sebastian (1544). Cosmographia. Basilea.
Pastor, M. (2011). ''Del 'estereotipo del pagano' al 'estereotipo del indio'. Los textos cristianos en la interpretación del Nuevo Mundo''. Iberoamericana. América Latina, España, Portugal XI, (43), 9–27.
Pearce, R. H. (1965). The Savages of America: A Study of the Indian and the idea of Civilization, rev. ed., Baltimore.
Polidoro, V. (1534), Anglica Historia. Londres.
Ralegh, W. (1658). Cabinet Council. Works (1715), Londres I, 79.
Salutati, Coluccio (1942). Il trattato ''De Tyranno'' e lettere scelte. Bolonia: Zanichelli.
Schnapp, A. (2000). ''Les Antiquités entre la France et l'Allemagne au XVIIIe siècle''. Revue germanique internationale, 13.
Schwoebel, R. (1967), The Shadow of the Crescent: The Renaissance Image of the Turk. New York.
Severi, C. (2009). El sendero y la voz: Buenos Aires: SB.
Smiles, S. (2009). ''John White and British Antiquity: Savage Origins in the Context of Tudor Historiography''. En Kim Sloan (Ed.) European Visions: American Voices. Londres: British Museum.
Southern, R. (1953). The making of the Middle Ages. New Haven y Londres: Yale University Press.
Van Groesen, M. (2008). The Representations of the Overseas World in the De Bry Collection of Voyages, 1590–1634. Leiden–Boston: Brill.
Warburg, A. (1999). The Renewal of Pagan Antiquity. Los ángeles: Getty Research Institute.
White, H. (1973), Metahistory: The Historical Imagination in Nineteenth–Century Europe. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.
Williams, R. (1980). Marxismo y literatura. Barcelona: Península.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Nicolás Kwiatkowski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
© Direitos autorais reservados
O material desta publicação pode ser reproduzido sem autorização, desde que o título, o autor e a fonte institucional sejam citados.
O conteúdo publicado na Revista CS é distribuído sob a licença Creative Commons BY-NC 4.0 Attribution/Attribution-NonCommercial 4.0 International.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.