Democratização do Ensino Superior em Colômbia: Uma análise exploratória
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i13.1826Palavras-chave:
Democratização principal, ensino superior, análise de cluster, fator principalResumo
Este artigo tem como principal finalidade a abordagem do tópico da democratização do ensino superior, e para tal fim, aplica uma descrição de natureza tanto quantitativa bem como qualitativa. Democratização é considerada como um processo de transformação social da educação, que procura expandir o acesso comum ao ensino superior, graças à distribuição social, igualitária, e equitativa das oportunidades que oferece a educação. Por meio da aplicação de técnicas de análise fatorial e análise de cluster, foram ordenados e categorizados os Departamentos da Colômbia em conformidade com o nível de democratização de cada um deles. Os dados obtidos mostraram que, respectivamente, Bogotá e Caquetá tiveram o melhor desempenho regional nos níveis quantitativo e qualitativo.
Downloads
Referências
Albatch, P., Reisberg, L., & Rumbley, L. (2009). Tras la pista de una revolución académica: informe sobre las tendencias actuales. Conferencia muncial sobre la educación superior. UNESCO. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001831/183168s.pdf.
Banguero, H. y Castellar, C. (s.f.). La Población Colombiana: Dinámica y Estructura. p.123–139. Recuperado de http://cms.univalle.edu.co/socioeconomia/media/ckfinder/files/'La%20Poblaci%C3%B3n%20Colombiana%20Din%C3%A1mica%20y%20Estructura.pdf
Baudelot, C. y Leclercq, F. (dirs.). (2008). Los efectos de la educación. Buenos Aires, Argentina: Del Estante Editorial.
Borjas, G., y Acosta, O. (2000). Education Reform in Colombia. [Documentos de Trabajo No. 19]. Fedesarrollo.
Bonet, J. (2005). Inequidad espacial en la dotación educativa regional en Colombia.]. Centro de Estudios Económicos Regionales – CEER Banco de la República. [Documentos de Trabajo sobre Economía Regional No.56.
Brunner, J. (2011). Educación y conocimiento: las dos agendas y sus desafíos. En A. Bárcenas, y N. Sierra, (ed.). Educación, desarrollo y ciudadanía en América Latina. Propuestas para el debate. (39–89). Santiago de Chile, Chile: Cepal.
Craig, J. (1981). The expansion of education. Review of Research in Education, 9, 151–231.
DANE (1985), 50 años de estadisticas educativas. Bogotá, Colombia.
Freeman, R. (2009). What does global expansion of higher education mean for the US?. The National Bureau of Economic Research. [Working Paper No.14962]. Cambridge, M.A.
Galvis, L. y Meisel A. (2010). Persistencia de las desigualdades regionales en Colombia: un análisis espacial. Centro de Estudios Económicos Regionales – CER Banco de La República. [Documentos de Trabajo sobre Economía Regional. No.120] Cartagena.
Gentili, P. (2011). Adentro y Afuera. El derecho a la educación y las dinámicas de exclusión escolar en América Latina. En P. Gentili, F. Saforcada, N. Gluz, N. Imen y F. Stubrin. Políticas, movimientos sociales y derecho a la educación. Buenos Aires, Argentina: CLACSO. Recuperado de http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/posgrados/20120612104223/Politicasymovimientoseneducacion.pdf
Gómez, V. M. (2000). Cuatro temas críticos de la educación superior en Colombia. Bogotá, Colombia: Alfaomega.
Herrera, M. C. (1993). Historia de la Educación en Colombia La República Liberar y la Modernización de la Educación: 1930–1946. Recuperado de http://www.pedagogica.edu.co/storage/rce/articulos/rce26_06ensa.pdf
Johnstone, D. B. (2009). The Fragile College or University: An International Perspective on the Financial Fragility of Institutions and Systems. Recuperado de http://gse.buffalo.edu/org/inthigheredfinance/files/Publications/additional_papers/(2009)_An_International_Perspective_on_the_financial_fragility_of_Institutions_and_Systems.pdf
Lenoir, R. (1977). Premisas sociológicas para una política de democratización del sistema de enseñanza. Revista de Educación (252), 36–48.
López, M. P. (2012). Democratización de la educación superior: una estrategia para el desarrollo socioeconómico. Revista Gestión y Región, Vol.14, 37–62.
Melo, L. (2005). Impacto de la descentralización fiscal sobre la educación pública colombiana. Banco de la República. [Borradores de Economía No.350]. Recuperado de http://www.banrep.gov.co/sites/default/files/publicaciones/pdfs/borra350.pdf
Merle, P. (2000). Le concept de democratization de l'institution scolaire: une typologie et sa mise à l'éprueve. Population, 55(1).
Misas, G. (2004). La educación superior en Colombia: análisis y estrategias para su desarrollo. Bogotá, Colombia: Universidad Nacional de Colombia.
Ministerio de Educación Nacional. (2010). Plan Sectorial 2010–2014.
OCDE y Banco Mundial. (2012). La Educación Superior en Colombia 2012. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/articles–317375_recurso_1.pdf.
ONU. (1948). Declaración Universal de los Derechos Humanos. Recuperado de http://www.un.org/es/documents/udhr/
Parra, R. (1996). Escuela y Modernidad en Colombia: La Universidad. Tomo IV. Colombia: Fundación para la educación Superior – FES .
Parra, R., & Carvajal, M. E. (1978). La universidad colombiana: de la filosofía a la tecnocracia estratificada. Seminario CLACSO–CEDE: Situación actual de las universidades en América Latina. Bogotá, Colombia.
Patiño, (2004.), Apuntes para una historia de la educación en Colombia. Recuperado de file:///C:/Users/mplopez2/Downloads/Apuntes_para_una_historia_de_la_educacin_en_Colombia%20(3).pdf
Prost, A. (1986). L'enseignement s'est–il démocratisé? les élèves des lycéss et collèges de l'agglomération d'Orléans de 1945 à1980. Paris, Francia: Presses Universitaires de France.
Ramirez, M. T., y Téllez, J. P. (2006). La educación primaria y secundaria en Colombia en el siglo XX. Banco de la República. [Borradores de Economía No.379]. Recuperado de http://www.banrep.gov.co/docum/ftp/borra379.pdf
Ribeiro, D. (1971). L a Universidad latinoamericana, Santiago de Chile, Chile: Editorial Universitaria.
Schwartzman, S. (1996), América Latina: universidades en transición, Washington D.C. U.S.A, OEA–INTERAMER.
Sigal, V. (1995). El acceso a la educación superior. Ministerio de Cultura y Educación. Secretaria de Políticas Universitarias. Serie de Estudios y Propuestas.
Stone, L. (1969). Literacy and education in England 1640–1900. Past and Present (42), 69–139.
Stone, R. (1976). Demographic variables in the economics of education. En A. Coale, Economic factors in population growth. New York, U.S.A: Wiley.
Taylor, W. (1977). Educación y Democratización. Revista de Educación (252), 75–91.
Trow, M. (1974). Problems in the transition from elite to mass higher education. Conference on future structures of post–secondary education (págs. 55–101). París, Francia: OECD.
Trow, M. (2005). Reflections on the Transition from Elite to Mass to Universal Access: Forms and Phases of Higher Education in Modern Societies since WWII. UC Berkeley: Institute of Governmental Studies. Recuperado de http://www.escholarship.org/uc/item/96p3s213
UNESCO. (1998). Conferencia mundial sobre la educación superior: La educación superior en el siglo XXI visión y acción.
UNESCO. (2005). Hacia las sociedades del conocimiento. París: Ediciones UNESCO. Recuperado http://unesdoc.unesco.orgimages/0014/001419/141908s.pdf
Urrutia, M. (1974). La educación y la economía colombiana. Revista del Banco de la República (566).
Wang, R. (2003). From Elitism to Mass Higher Education in Taiwan: The Problems Faced. Higher Education, 46(3), 261–287.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 María del Pilar López Rodríguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
© Direitos autorais reservados
O material desta publicação pode ser reproduzido sem autorização, desde que o título, o autor e a fonte institucional sejam citados.
O conteúdo publicado na Revista CS é distribuído sob a licença Creative Commons BY-NC 4.0 Attribution/Attribution-NonCommercial 4.0 International.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.