Cenários de não-guerra: o papel da música na transformação de sociedades em conflito
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i19.2171Palavras-chave:
Música, Guerra, Etnomusicologia, Pós-conflito, Imaginação narrativa,Resumo
Este artigo explora diferentes marcos de trabalho na relação da música, a guerra e a transformação de conflitos. Este estudo faz uma reflexão sobre como a música pode contribuir para possibilitar uma paz duradoura em sociedades situadas perto do final de um conflito histórico violento. Da mesma forma propõe que os fatores culturais, e especialmente a música, podem a) identificar os conflitos sociais; b) pensar suas diversas soluções em comunidade; e c) refletir a partir de alguns casos específicos as formas nas quais a música possibilitou catalisar o diálogo e a transformação conflitual através da prática e da reflexão musical.
Downloads
Referências
Akombo, D. O. (2001). Reporting on Music Therapy in Kenya. Voices: A World Forum for Music Therapy, 1 (1). https://voices.no/index.php/voices/article/view/45/29 Consultado: 13/12/2015.
Araújo, S. & miembros del Grupo Musicultura. (2006). Conflict and Violence as Theoretical Tools in Present–Day Ethnomusicology: Notes on a Dialogic Ethnography of Sound Practices in Rio de Janeiro. Ethnomusicology, 50 (2): 287-313.
Arias, M. A., Camacho, A., Ibáñez, A. M., Mejía & D., Rodríguez, C. (2014). Costos económicos y sociales del conflicto en Colombia: ¿cómo construir un posconflicto sostenible? Notas de Política, (17). https://egob.uniandes.edu.co/images/books/pdf/nota17.pdf Consultado 13/03/2015.
Bergh, A. (2008). Everlasting Love: The Sustainability of Top–down vs Bottom–up Approaches to Music and Conflict Transformation. En Kagan, S. y Kirchberg's, V. (Eds) Sustainability: A new frontier for the arts and cultures (pp. 351–382) Germany: VAS–Verlag.
Bergh, A. & Sloboda, J. (2010). Music and Art in Conflict Transformation: A Review. Music and Arts in Action, 2 (2). http://musicandartsinaction.net/index.php/maia/article/view/conflicttransformation consultado 13/12/2015.
Brumann, C. (1999). Writing for Culture: Why a Successful Concept Should Not Be Discarded. Current Anthropology, 40: 1–27.
Bruner, J. (2010). Realidad mental y mundos posibles. Barcelona, España: Gedisa.
Camacho, A. & Rodríguez, C. (2013). Firm Exit and Armed Conflict in Colombia. Journal of Conflict Resolution, Peace Science Society (International), 57 (1), 89–116.
Carvalho, J. J. (2004). Las culturas afroamericanas en Iberoamérica: lo negociable y lo innegociable. En UNESCO. (2004). Los Afroandinos de los siglos XVI al XX. (pp. 177– 206) San Borja, Perú: UNESCO.
Cascón, P. (s.f.). Educar en y para el conflicto. Barcelona, España: Universidad Autónoma de Barcelona.
Chaux, E. (2012). Educación, convivencia y agresión escolar. Bogotá, Colombia: Uniandes–Taurus.
Departamento Nacional de Planeación. (s.f.). Plan nacional de música para la convivencia. Recuperado de https://spi.dnp.gov.co/App_Themes/SeguimientoProyectos/ResumenEjecutivo/1190001280000.pdf Consultado 1/06/2016.
Giovannetti, J. L. (2001). Sonidos de condena. Sociabilidad, historia y política en la música reggae de Jamaica. México D.F., México: Siglo XXI.
Gómez, R. (2011). Reseñade John Morgan O'Connell y Salwa El–Shawan Castelo–Branco (Eds.) Music and Conflict. TRANS Revista. Transcultural de Música/Transcultural Music Review 15, http://www.sibetrans.com/trans/publicacion/16/trans–15–2011 Consultado 20/12/ 2012.
Harbom, L. & Wallensteen, P. (2007). Armed Conflict, 1989-2006. Journal of Peace Research, 44 (5): 623-34.
Has kell, E. (2015). The Role of Applied Ethnomusicology in Post–Conflict and Post–Catastrophe Communities. En Pettan, S. y Titon, J. T. (Eds.) The Oxford Handbook of Applied Ethnomusicology (pp. 453–480) New York, USA: Oxford University Press.
Hunt, M. (2005). Action Research and Music Therapy: Group Music Therapy with Young Refugees in a School Community. Voices: A World Forum for Music Therapy, 5 (2). https://voices.no/index.php/voices/article/view/223/167 consultado 13/12/2015.
Jeong, H. W. (2010). Conflict management and resolution: an introduction. New York, Abingdon, USA, England: Routledge.
Kennedy, P. (2001). Working with Survivors of Torture in Sarajevo with Reiki. Complementary Therapies in Nursing & Midwifery, 7, 4–7.
Kurkela, V. (1995). Local Music–Making in Post–Communist Europe: Mediatization and Deregulation. East European Meetings in Ethnomusicology, 2, 105–115.
Lang, L., McInerney, U., Monaghan, R. & Sutton, J. P. (2002). Processes in Listening Together - an Experience of Distance Supervision of Work with Traumatised Children. En Sutton, J. P. (Ed.) Music, Music Therapy and Trauma: International Perspectives (pp. 211–230) London, England: Jessica Kingsley.
Liebmann, M. (1996). Arts Approaches to Conflict. London and New York: Jessica Kingsley Publishers.
Luján, J. D. (2016a). Formas de Producción Sociocultural de la Población Afrojuvenil en la Ciudad de Cali: El caso del rap caleño en la década del noventa. (Tesis de maestría), Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Maestría en Investigación Social Interdisciplinaria, Bogotá.
Luján, J. D. (2016b). Los hijos de la violencia y la segregación: La escena afrojuvenil del rap en la ciudad de Cali en la década de los noventa. Methaodos.revista de ciencias sociales, 4 (1): 177–188. http://dx.doi.org/10.17502/m.rcs.v4i1.111
Luján, R. C. (2012). Las audiciones de salsa en Cali. Caracterizaciones sociológicas. Cali: Luján Editores.
Ng, W. F. (2005). Music Therapy, War Trauma, and Peace: A Singaporean Perspective. Voices: A World Forum for Music Therapy, 5 (3). https://voices.no/index.php/voices/article/view/231/175 Consultado: 13/12/2015.
Nussbaum, M. C. (2010). Sin fines de lucro. Porqué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires, Argentina: Katz.
O'Connell, J. M. (2010). Introduction: An Ethnomusicological Approach to Music and Conflict. En O'Connell, J. M. y Castelo–Branco, S. E. (Eds.) Music and Conflict (pp. 1–14) Urbana, Chicago y Springfield, USA: University of Illinois Press.
O'Connell, J. M. (2011). Music in War, Music for Peace: A Review Article. Ethnomusicology, 55 (1), 112–127.
O'Connell, J. M. & Castelo –Branco , S. E. (Eds.) (2010). Music and Conflict. Urbana, Chicago y Springfield, USA: University of Illinois Press.
Orth, J. (2005). Music Therapy with Traumatized Refugees in a Clinical Setting. Voices: A World Forum for Music Therapy 5, (2). https://voices.no/index.php/voices/article/view/227/171#note1 Consultado: 13/12/2015.
Pettan, S. (1998). Music, Politics, and War: Views From Croatia. Zagreb, Croacia: Institute of Ethnology and Folklore Research.
Piesla k, J. R. (2009). Sound Targets: American Soldiers and Music in the Iraq War. Bloomington, USA: Indiana University Press.
Piketty, T. (2014). El capital en el siglo XXI. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica. Primera edición electrónica.
Pinto, M. E. (2014). Music and Reconciliation in Colombia: Opportunities and Limitations of Songs Composed by Victims. Music and Arts in Action, 4 (2). http://www.musicandartsinaction.net/index.php/maia/article/view/musicreconciliationcolombia/97 Consultado 13/12/2015.
Reyes, A. (1999). Songs of the Caged, Songs of the Free: Music and the Vietnamese Refugee Experience. Philadelphia, USA: Temple University Press.
Reyes, A. (2006). Music in Conflict: Ethnomusicological Perspectives. Champaign, USA: University of Illinois Press.
Ritter, J. & Daughtry, J. (Eds.) (2007). Music in the Post–9/11 World. New York y London, USAEngland: Routledge.
Rivas Caicedo , L. D. (2011). La etnomusicología en los planes de estudio de formación del licenciado en educación musical de la Licenciatura en música de la Universidad de Nariño en Colombia. (Tesis doctoral en Pedagogía). Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México, México D.C.
Robertson, C. (2010). Music and Conflict Transformation in Bosnia: Constructing and Reconstructing the Normal. Music and Arts in Action, 2 (2). http://musicandartsinaction.net/index.php/maia/article/view/conflicttransformationbosnia consultado 13/12/2015.
Sacks, O. (2007). Musicophilia: Tales of Music and the Brain. New York, USA: Alfred A. Knopf. Seeger, A. (1987). Why Suyá Sing. Cambridge, USA: Cambridge University Press.
Seeger, A. (2010). The Suya and the White Man: Forty–five Years of Musical Diplomacy in Brazil. En O'Connell, J. M. y Castelo–Branco, S. E. (Eds.) Music and Conflict (pp. 109–125) Urbana, Chicago y Springfield, USA: University of Illinois Press.
Semana. (2013, diciembre 11). 10 años del Plan Nacional de Música para la Convivencia. Cultura. Recuperado de http://www.semana.com/cultura/articulo/concierto–para–celebrar–10–anos–del–plan–nacional–de–musica–para–la–convivencia/367915–3 Consultado 1/06/2016.
Skyllstad, K. (1997). Music in Conflict Management–A Multicultural Approach. International Journal of Music Education, 29: 73-80.
Society For Ethnomusicology. (2007, febrero 2). SEM Torture. Position Statement on Torture. http://www.ethnomusicology.org/?PS_Torture consultado 14/02/2015.
Stiglitz , J. (2012). El precio de la desigualdad. Madrid, España: Taurus.
Sugarman, J. C. (1999). Imagining the Homeland: Poetry, Songs, and the Discourses of Albanian Nationalism. Ethnomusicology, 43 (3), 419–458.
Sugarman, J. C. (2010). Kosova Calls for Peace: Song, Myth and War in an Age of Global Media. En O'connell, J. M. y Castelo–Branco, S. E. (Eds.) Music and Conflict (pp. 17–45) Urbana, Chicago y Springfield, USA: University of Illinois Press.
Urbain, O. (Ed.) (2008). Music and Conflict Transformation: Harmonies and Dissonances in Geopolitics. London, England: I.B Tauris in association with the Toda Institute for Global Peace and Policy Research.
Warren, J. R. (2014). Music and Ethical Responsibility. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press.
Weintraub, A. y Yung, B. (2009). Music and Cultural Rights. Chicago–Urbana, USA: University of Illinois Press.
Zelizer, C. M. (2003). The Role of Artistic Processes in Peacebuilding in Bosnia– Herzegovina. Peace and Conflict Studies, 10 (2), 62–75.
Žižek, S. (2006). Órganos sin cuerpo. Sobre Deleuze y sus consecuencias. Valencia, España: Pre Textos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Juan David Luján Villar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
© Direitos autorais reservados
O material desta publicação pode ser reproduzido sem autorização, desde que o título, o autor e a fonte institucional sejam citados.
O conteúdo publicado na Revista CS é distribuído sob a licença Creative Commons BY-NC 4.0 Attribution/Attribution-NonCommercial 4.0 International.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.