Acesso das mulheres aos cargos diretivos: universidades com teto de cristal
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i24.2431Palavras-chave:
Cargos diretivos, Universidades chilena, Teto de cristal, Responsabilidade social universitária, Pesquisa qualitativa.Resumo
Analisa-se o teto de cristal desde as percepções e experiências das acadêmicas com respeito ao acesso aos cargos diretivos em suas instituições universitárias, materializado em barreiras internas e externas que afetam sua carreira laboral. A pesquisa se desenvolve através de um estudo de caso de duas universidades chilenas, considerando o uso da metodologia qualitativa reunindo a informação através de entrevistas semiestruturadas com acadêmicas que se desempenham em cargos diretivos universitários. Os resultados identificam a conciliação trabalho-família e a cultura machista como as principais barreiras que configuram o teto de cristal dentro das universidades.
Downloads
Referências
BECHER, T. (2001). Tribus y territorios académicos. La indagación intelectual y las culturas de las disciplinas. Barcelona: Gedisa.
BERRÍOS, P. (2007). Análisis sobre las profesoras universitarias y desafíos para la profesión académica en Chile. Revista Calidad en la Educación, (26), 39-53.
BOK, D. (2008). Más allá de la torre de marfil. La responsabilidad social de la universidad moderna. Buenos Aires: Universidad de Palermo.
BOURDIEU, P. (2008). Homo Academicus. Madrid: Siglo XXI.
DIEZ, E. (2016). Female principals in Education: Breaking the Glass Ceiling in Spain. Paidéia, 26 (65), 343-350.
GAETE, R. (2015). El techo de cristal en las universidades estatales chilenas. Un análisis exploratorio. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 6 (17), 3-20.
FOLCH, M. y RAMOS, C. (2009). Las barreras y los obstáculos en el acceso de las profesoras universitarias a los cargos de gestión académica. Revista de Educación, (350), 253-275.
JACKSON, J. y O’CALLAGHAN, E. (2009). What do we know about glass ceiling effects? A taxonomy and critical review to inform higher education research. Research in Higher Education, 50, 460-482.
JARMON, L. (2014). «Cracking the glass ceiling: A phenomenological study of women administrators in higher education». Graduate Theses and Dissertations, Iowa State University, digital repository paper 13789. Consultado [04 de noviembre de 2016] Disponible en: http:// lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=4796&context=etd
KISS, D., BARRIOS, O. y ÁLVAREZ, J. (2007). Inequidad y diferencia. Mujeres y desarrollo académico. Estudos Feministas Florianópolis, 15 (1), 85-105.
MARTÍNEZ, S. y BIVORT, B. (2014). Procesos de producción de subjetividad de género en el trabajo académico: Tiempos y espacios desde cuerpos femeninos. Psicoperspectivas: Individuo y sociedad, 13 (1), 15-22.
MATUS, M. y GALLEGO, N. (2015). Techo de cristal en la Universidad. Si no lo veo no lo creo. Revista Complutense de Educación, 26 (3), 611-626.
MERTON, R. (1968). The Matthew Effect in Science. The reward and communication systems of science are considered. Science, 159 (3810), 56-63.
MONCAYO, B. y ZULUAGA, D. (2015). Liderazgo y género: barreras de mujeres directivas en la academia. Pensamiento y Gestión, (39), 142-177.
MONTECINOS, S. (2001). Diversidad y desigualdad en el debate público chileno. En Riveros,
Luis (Ed.) La Universidad piensa a Chile. Anales de un Foro académico (pp.227-240). Santiago de Chile: LOM Ediciones.
ORTEGA y GASSET, J. (2007). Misión de la Universidad. Madrid: Biblioteca Nueva.
SELVA, C., SAHAGÚN, M. y PALLARÉS, S. (2011). Estudios sobre trayectoria profesional y acceso de la mujer a cargos directivos: un análisis bibliométrico. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 27(3), 227-242.
TIMMERS, T., WILLEMSEN, T. y TIJDENS, K. (2010). Gender diversity policies in universities: a multi-perspective framework of policy measures. Higher Education, (59), 719-735.
TOMÁS, M. y GUILLAMÓN, C. (2009). Las barreras y los obstáculos en el acceso de las profesoras universitarias a los cargos de gestión académica. Revista de Educación, (350), 253-275.
WEBER, MAX (2009). La ciencia como profesión. Madrid: Biblioteca Nueva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ricardo Gaete Quezada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
© Direitos autorais reservados
O material desta publicação pode ser reproduzido sem autorização, desde que o título, o autor e a fonte institucional sejam citados.