¿E você, por quem vai votar?” Campanha eleitoral de 1946 para a Presidência da República da Colômbia

Autores

  • Catalina Ararat Universidad Icesi

DOI:

https://doi.org/10.18046/recs.i12.1685

Palavras-chave:

Eleições, debate eleitoral, campanha presidencial de 1946, jornal, 'Diario del Pacífico'

Resumo

Através desde articulo pretende-se compreender o jeito como a campanha eleitoral de 1946 para a Presidência da República da Colômbia, que fora coberta pelo jornal conservador da cidade de Cali, 'Diário del Pacífico', discriminou entre o candidato conservador Mariano Ospina Pérez e os candidatos liberais Gabriel Turbay Avinader e Jorge Eliecer Gaitan. Tal discriminação sustentou-se em um conjunto de percepções, de identidades e alteridades, construídas pelo meio da interação entre uma 'mecânica' e um 'conteúdo'. O termo de 'mecânica' pode entender-se quanto à maneira como foram construídas as representações positivas e negativas dos candidatos, ao passo que 'conteúdo' faz referência àquilo que foi asseverado de cada um dos candidatos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Fuentes primarias

Diario del Pacífico, Números 5.427–5.454, 1 de Abril – 6 de Mayo de 1946. Diario conservador.

Bibliografía

Acevedo Carmona, D. (2003). 'Prensa y confrontación política en Colombia, 1930–1950'. En: Carmen Elisa Acosta P. et al. (comps.), VII Cátedra de Historia Ernesto Restrepo Tirado: Medios y nación. Historia de los medios de Comunicación en Colombia. Bogotá, Colombia: Ministerio de Cultura, Distribuidora y Editora Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, S.A.

Ararat Ospina, C. (2011). ''Sube la leche, baja el banano, el 5 de Mayo, sube Mariano': La construcción de enemigos en el periódico conservador Diario del Pacífico, durante la campaña por la presidencia de la República de Colombia, 1946', Proyecto de grado, Universidad Icesi.

Braun, H. (2008). Mataron a Gaitán. Bogotá, Colombia: Editora Aguilar S.A.

Henderson, J. D. (2006). La modernización en Colombia. Los años de Laureano Gómez 1889–1965. Medellín, Antioquia: Editorial Universidad de Antioquia.

Howarth, D. et al. (2000). Discourse theory and political analysis. Identities, hegemonies and social change. Manchester, Inglaterra: Manchester University Press.

Jaimes Peñaloza, S. M. (2012). Teatrocracia y legislación electoral colombiana 1886– 1938. Un estudio de y sobre cultura política y democracia. Bogotá, Colombia: Universidad del Rosario.

Laclau, E., y Mouffe, C. (1985). 'Más allá de la positividad de lo social: antagonismo y hegemonía'. En: Hegemonía y estrategia socialista. Hacia una radicalización de la democracia, Madrid, España: Siglo XXI (1987).

Laclau, E. (1996). Emancipation(s). Londres, Inglaterra: Verso (2007).

Laclau, E. (2005). La razón populista. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Londoño, J. E., y Ararat, C. (2012). 'Campañas electorales y publicidad política callejera: vallas, pendones, pasacalles y afiches, Cali, 2009–2010'. En: Rafael Silva et al. (comps.), Desafíos para la democracia y la ciudadanía. Cali, Colombia: Universidad Icesi.

Mouffe, C. (2007). En torno a lo político. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Real Academia Española. (1925). Diccionario de la lengua española. Décimo quinta edición. Madrid, España: Calpe.

Real Academia Española (1947), Diccionario de la lengua española. Décimo séptima edición. Madrid, España: Espasa–Calpe.

Schmitt, C. (2002). El concepto de lo político. Texto de 1932 con un prólogo y tres corolarios. Madrid, España: Alianza Universidad (1932).

Schmitt, C. (1932). The concept of the political. Expanded edition. Chicago, Estados Unidos: Chicago University Press (2007).

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Ararat, C. (2013). ¿E você, por quem vai votar?” Campanha eleitoral de 1946 para a Presidência da República da Colômbia. Revista CS, (12), 465-501. https://doi.org/10.18046/recs.i12.1685