Relações externas à sala de aula: experiência na fundação universitária da área andina

Autores

  • Belén Leal Hurtado Fundación Universitaria del Área Andina, Bogotá D.C https://orcid.org/0000-0002-7719-3109
  • Ruth Betty Aragón Aguilar Fundación Universitaria del Área Andina, Bogotá D.C

DOI:

https://doi.org/10.18046/recs.i23.2314

Palavras-chave:

relações interpessoais, Amizade, Casal, Conflitos

Resumo

Este artigo é o resultado do projeto de pesquisa realizado no contexto acadêmico. Seu objetivo foi analisar a forma em que os estudantes da Fundación Universitaria del Área Andina concebem as relações de amizade, relações de casal e a maneira como lidar com conflitos externos à sala de aula. Desenvolveu-se com um foco psicossocial de tipo qualitativo, exploratório, não comparativo, com aplicação do método de grupos focais mistos, a uma população de 48 estudantes, entre 18 e 25 anos, matriculados no terceiro semestre da Faculdade de Ciências da Saúde: programas de Enfermagem, Optometria e Terapia Respiratória e da Faculdade de Design, Comunicação e Belas Artes, com os programas de: Design Gráfico, Design de Modas, Culinária e Gastronomia, sede Bogotá. Dividiu-se em três fases de pesquisa, primeiro, uma aproximação conceitual do tema. Segundo, análise e interpretação dos resultados decantados através das vozes dos jovens, determinando as categorias de amizade, casal e a maneira de lidar com os conflitos. Terceiro, discussão, conclusões e recomendações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Belén Leal Hurtado, Fundación Universitaria del Área Andina, Bogotá D.C

    Socióloga. Magister en Educación. Especialista en Docencia y Proyectos Educativos Institucionales. Docente de Tiempo Completo del Departamento de Humanidades.

  • Ruth Betty Aragón Aguilar, Fundación Universitaria del Área Andina, Bogotá D.C
    Psicóloga. Magister en educación con énfasis en docencia universitaria para el desarrollo del aprendizaje autónomo y en psicología de la salud. Docente de tiempo completo en el Departamento de Humanidades de la Fundación Universitaria del Área Andina.

Referências

Calderón C. P. (2009). Teoría de conflictos de Johan Galtung. Revista de Paz y Conflictos, 2. Granada, España. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=205016389005

Calleja, M.W.H. (2011). Hacia la optimización de las comunicaciones y su vinculación estratégica con las relaciones públicas como un proceso sistemático para la solución de los problemas empresariales. Perú: Universidad del Callao, Facultad de Ciencias Administrativas, Instituto de Investigaciones de la FCA. Recuperado de http://www.unac.edu.pe/images/documentos/organizacion/vri/cdcitra/Informes_Finales_Investigacion/2011/Julio/IF_CALLEJA_MONTANI_FCA.PDF

Campo C., Linares, J. L. (2002). Sobrevivir a la pareja. España: Editorial Planeta.

Cano, B. (2008). La Ética arte de vivir 2. Talleres para formación de valores. Bogotá, D.C.: Ediciones Paulinas.

Galtun, J. (1984) ¡Hay alternativas! 4 caminos hacia la paz y la seguridad, Madrid: Tecnos.

Garrido G., A., Reyes L. A. G., Torres V. L. E., Ortega S. P. (2008). Importancia de las expectativas de pareja en la dinámica familiar. Enseñanza e Investigación en Psicología, 13(2).Xalapa: México. Recuperado de http:// www.redalyc.org/articulo.oa?id=29213203

Gerring, J. (2014). Metodología de las Ciencias Sociales. España: Alianza Editorial.

Morales, M. M. (2005). “Análisis Psicosocial del Poder en las Relaciones de Género”. Tesis doctoral. Departamento de Psicología Social y Metodología de las Ciencias del Comportamiento. España: Editorial Universidad de Granada

Observatorio para la Paz (2014). Elementos Conceptuales del Modelo Pacicultor. En: Pacicultura para una Educación Superior Inclusiva. Bogotá: Fundación Universitaria del Área Andina. Observatorio para la Paz, Ministerio de Educación Nacional

Rogers, C. (1980). El poder de la persona. México: Manual Moderno.

Romero Iribas, A.M. (2015). El Estatuto Antropológico de la Amistad y su
Dimensión Social: perspectivas para el siglo XXI. Pamplona, España: Universidad de Navarra. Facultad de Filosofía y letras. Departamento de Filosofía. Recuperado de: http://dadun.unav.edu/bitstream/10171/39719/1/Tesis_AnaMariaRomeroIribas.pdf

Sellés, J. F. (2008). La educación de la amistad: una aproximación conceptual. II(1). Recuperado de http://site.ebrary.com.proxy.bidig.areandina.edu.co:2048/lib/bibliotecafuaasp/reader.action?docID=10344991

Vásquez, F. (2013). Destilar la información (Un ejemplo seguido paso a paso). Bogotá: Universidad de la Salle, Maestría en Docencia.

Vinyamata, C. E. (2015). Revista de Paz y Conflictos. 8 (1). Instituto de la Paz y los Conflictos. España: Universidad de Granada. Recuperado de http://www.ugr.es/~revpaz/numeros/revpaz_8_1_completo.pdf

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Leal Hurtado, B., & Aragón Aguilar, R. B. (2017). Relações externas à sala de aula: experiência na fundação universitária da área andina. Revista CS, (23), 135-156. https://doi.org/10.18046/recs.i23.2314