Relações externas à sala de aula: experiência na fundação universitária da área andina
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i23.2314Palavras-chave:
relações interpessoais, Amizade, Casal, ConflitosResumo
Este artigo é o resultado do projeto de pesquisa realizado no contexto acadêmico. Seu objetivo foi analisar a forma em que os estudantes da Fundación Universitaria del Área Andina concebem as relações de amizade, relações de casal e a maneira como lidar com conflitos externos à sala de aula. Desenvolveu-se com um foco psicossocial de tipo qualitativo, exploratório, não comparativo, com aplicação do método de grupos focais mistos, a uma população de 48 estudantes, entre 18 e 25 anos, matriculados no terceiro semestre da Faculdade de Ciências da Saúde: programas de Enfermagem, Optometria e Terapia Respiratória e da Faculdade de Design, Comunicação e Belas Artes, com os programas de: Design Gráfico, Design de Modas, Culinária e Gastronomia, sede Bogotá. Dividiu-se em três fases de pesquisa, primeiro, uma aproximação conceitual do tema. Segundo, análise e interpretação dos resultados decantados através das vozes dos jovens, determinando as categorias de amizade, casal e a maneira de lidar com os conflitos. Terceiro, discussão, conclusões e recomendações.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Calderón C. P. (2009). Teoría de conflictos de Johan Galtung. Revista de Paz y Conflictos, 2. Granada, España. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=205016389005
Calleja, M.W.H. (2011). Hacia la optimización de las comunicaciones y su vinculación estratégica con las relaciones públicas como un proceso sistemático para la solución de los problemas empresariales. Perú: Universidad del Callao, Facultad de Ciencias Administrativas, Instituto de Investigaciones de la FCA. Recuperado de http://www.unac.edu.pe/images/documentos/organizacion/vri/cdcitra/Informes_Finales_Investigacion/2011/Julio/IF_CALLEJA_MONTANI_FCA.PDF
Campo C., Linares, J. L. (2002). Sobrevivir a la pareja. España: Editorial Planeta.
Cano, B. (2008). La Ética arte de vivir 2. Talleres para formación de valores. Bogotá, D.C.: Ediciones Paulinas.
Galtun, J. (1984) ¡Hay alternativas! 4 caminos hacia la paz y la seguridad, Madrid: Tecnos.
Garrido G., A., Reyes L. A. G., Torres V. L. E., Ortega S. P. (2008). Importancia de las expectativas de pareja en la dinámica familiar. Enseñanza e Investigación en Psicología, 13(2).Xalapa: México. Recuperado de http:// www.redalyc.org/articulo.oa?id=29213203
Gerring, J. (2014). Metodología de las Ciencias Sociales. España: Alianza Editorial.
Morales, M. M. (2005). “Análisis Psicosocial del Poder en las Relaciones de Género”. Tesis doctoral. Departamento de Psicología Social y Metodología de las Ciencias del Comportamiento. España: Editorial Universidad de Granada
Observatorio para la Paz (2014). Elementos Conceptuales del Modelo Pacicultor. En: Pacicultura para una Educación Superior Inclusiva. Bogotá: Fundación Universitaria del Área Andina. Observatorio para la Paz, Ministerio de Educación Nacional
Rogers, C. (1980). El poder de la persona. México: Manual Moderno.
Romero Iribas, A.M. (2015). El Estatuto Antropológico de la Amistad y su
Dimensión Social: perspectivas para el siglo XXI. Pamplona, España: Universidad de Navarra. Facultad de Filosofía y letras. Departamento de Filosofía. Recuperado de: http://dadun.unav.edu/bitstream/10171/39719/1/Tesis_AnaMariaRomeroIribas.pdf
Sellés, J. F. (2008). La educación de la amistad: una aproximación conceptual. II(1). Recuperado de http://site.ebrary.com.proxy.bidig.areandina.edu.co:2048/lib/bibliotecafuaasp/reader.action?docID=10344991
Vásquez, F. (2013). Destilar la información (Un ejemplo seguido paso a paso). Bogotá: Universidad de la Salle, Maestría en Docencia.
Vinyamata, C. E. (2015). Revista de Paz y Conflictos. 8 (1). Instituto de la Paz y los Conflictos. España: Universidad de Granada. Recuperado de http://www.ugr.es/~revpaz/numeros/revpaz_8_1_completo.pdf
Calleja, M.W.H. (2011). Hacia la optimización de las comunicaciones y su vinculación estratégica con las relaciones públicas como un proceso sistemático para la solución de los problemas empresariales. Perú: Universidad del Callao, Facultad de Ciencias Administrativas, Instituto de Investigaciones de la FCA. Recuperado de http://www.unac.edu.pe/images/documentos/organizacion/vri/cdcitra/Informes_Finales_Investigacion/2011/Julio/IF_CALLEJA_MONTANI_FCA.PDF
Campo C., Linares, J. L. (2002). Sobrevivir a la pareja. España: Editorial Planeta.
Cano, B. (2008). La Ética arte de vivir 2. Talleres para formación de valores. Bogotá, D.C.: Ediciones Paulinas.
Galtun, J. (1984) ¡Hay alternativas! 4 caminos hacia la paz y la seguridad, Madrid: Tecnos.
Garrido G., A., Reyes L. A. G., Torres V. L. E., Ortega S. P. (2008). Importancia de las expectativas de pareja en la dinámica familiar. Enseñanza e Investigación en Psicología, 13(2).Xalapa: México. Recuperado de http:// www.redalyc.org/articulo.oa?id=29213203
Gerring, J. (2014). Metodología de las Ciencias Sociales. España: Alianza Editorial.
Morales, M. M. (2005). “Análisis Psicosocial del Poder en las Relaciones de Género”. Tesis doctoral. Departamento de Psicología Social y Metodología de las Ciencias del Comportamiento. España: Editorial Universidad de Granada
Observatorio para la Paz (2014). Elementos Conceptuales del Modelo Pacicultor. En: Pacicultura para una Educación Superior Inclusiva. Bogotá: Fundación Universitaria del Área Andina. Observatorio para la Paz, Ministerio de Educación Nacional
Rogers, C. (1980). El poder de la persona. México: Manual Moderno.
Romero Iribas, A.M. (2015). El Estatuto Antropológico de la Amistad y su
Dimensión Social: perspectivas para el siglo XXI. Pamplona, España: Universidad de Navarra. Facultad de Filosofía y letras. Departamento de Filosofía. Recuperado de: http://dadun.unav.edu/bitstream/10171/39719/1/Tesis_AnaMariaRomeroIribas.pdf
Sellés, J. F. (2008). La educación de la amistad: una aproximación conceptual. II(1). Recuperado de http://site.ebrary.com.proxy.bidig.areandina.edu.co:2048/lib/bibliotecafuaasp/reader.action?docID=10344991
Vásquez, F. (2013). Destilar la información (Un ejemplo seguido paso a paso). Bogotá: Universidad de la Salle, Maestría en Docencia.
Vinyamata, C. E. (2015). Revista de Paz y Conflictos. 8 (1). Instituto de la Paz y los Conflictos. España: Universidad de Granada. Recuperado de http://www.ugr.es/~revpaz/numeros/revpaz_8_1_completo.pdf
Downloads
Publicado
2017-09-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Ruth Betty Aragón Aguilar, Belén Leal Hurtado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
© Direitos autorais reservados
O material desta publicação pode ser reproduzido sem autorização, desde que o título, o autor e a fonte institucional sejam citados.
Como Citar
Leal Hurtado, B., & Aragón Aguilar, R. B. (2017). Relações externas à sala de aula: experiência na fundação universitária da área andina. Revista CS, (23), 135-156. https://doi.org/10.18046/recs.i23.2314